James Naismith, criador do Basket.
Em Dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismith, do Springfield College (então denominada Associação Cristã de Moços), em Massachusetts, Estados Unidos, recebeu uma tarefa de seu director: criar um desporto que os alunos pudessem praticar em local fechado, pois o Inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do Basebol e do Futebol Americano.
James Naismith logo descartou a hipótese de ser um jogo que utilizasse os pés ou com muito contacto físico, pois poderiam se tornar muito violentos devido às características de um ginásio, local fechado e com piso de madeira.
Logo escreveu as 13 regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada: 10 pés, equivalente a 3,05 metros, altura que se mantém até hoje; já a quadra possuía, aproximadamente, metade do tamanho da actual.
O primeiro jogo
O primeiro jogo de Basquetebol foi disputado em 20 de Janeiro de 1892, com nove jogadores em cada equipa e utilizando uma bola de futebol, sendo visto apenas por funcionários da ACM (Associação Cristã de Moços). Cerca de duzentas pessoas viram os alunos vencerem os professores por 5 a 1.
O basket feminino iniciou em 1892 quando a professora de educação física do Smith College, Senda Berenson, adaptou as regras criadas por James Naismith. A primeira partida aconteceu em 4 de Abril de 1896. A Universidade de Stanford venceu a Universidade da Califórnia.
A primeira bola de basquete
Em 1894, a empresa Chicope Falls, de Springfield, Massachusetts, produziu a primeira bola específica de basquete. Devido às técnicas utilizadas na época, a bola tinha que ser finalizada com uma costura externa. Antes dela, era utilizada uma bola de futebol.
terça-feira, 29 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
essa história é muito interessante, mesmo eu tendo ouvido uma versão diferente, mas obrigado por falar resumidamente essa versão da história, pois vou usá-la em um trabalho meu de inglês.
Postar um comentário