segunda-feira, 26 de maio de 2008

Contributo para o estudo do Clube Povo de Esgueira

História do Clube

Do “recreio” ao “Clube Povo de Esgueira”

Fundado em 8 de Novembro de 1956, a História do Clube Povo de Esgueira faz-se recuando um pouco mais no tempo e integrando-a na História do Basquetebol em Esgueira, que começa a ser praticado, como modalidade amadora, no “Recreio Musical Esgueirense”, transferindo-se depois para a “Casa do Povo de Esgueira”.
Por imperativo legal, a “Casa do Povo de Esgueira” não podia disputar os Campeonatos Distritais e Nacionais pois, como Organismo Corporativo, estava apenas autorizada a participar em competições entre Organismos Corporativos.
Impedida de disputar os Campeonatos Distritais e Nacionais, a sobrevivência do basquetebol na “Casa do Povo de Esgueira” estava assim bastante comprometida, porque no Distrito de Aveiro eram raros os organismos Corporativos que praticavam esta modalidade desportiva.
Restavam duas alternativas: a extinção desta Secção ou a formação de um Clube para poder disputar os Campeonatos Distritais e Nacionais de Basquetebol.
Ligado à fundação do Clube, ficam os nomes Américo Ramalho, 1º Presidente e José Moreira Almeida e Silva, sócio nº 1 e 1º Treinador.

O crescimento do Clube Povo de Esgueira

A História do Clube Povo de Esgueira escreve-se com as mesmas linhas com que se escrevem as etapas da História dos Povos.
Primeiro, tem um crescimento lento, com dificuldades por vezes difíceis de ultrapassar. No ano da sua fundação (1956) tinha apenas um campo de terra batida, que foi melhorando aos poucos, passando depois a ter um com piso de cimento e, mais tarde, de asfalto.
Mesmo não tendo ainda um Pavilhão e sem as condições, foi preocupação dos responsáveis do Clube, garantir a formação dos jovens, objectivo para o qual o Clube nascera.
Para a História ficam um 2º lugar nos Campeonatos Nacionais, conseguido na Figueira da Foz, por uma equipa de Infantis, bem com o 3º lugar de uma sua equipa de Juvenis, em Coimbra, na fase final do Campeonato Nacional.
Havendo também um lugar neste Clube para a prática do desporto feminino, a equipa Sénior feminina foi Campeã Nacional da 2ª Divisão e disputa vários Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão.

1983 – Ano da inauguração do Pavilhão, alargamento da Formação e a Equipa Sénior

Em 19 de Março de 1983, inaugura o actual Pavilhão e, a partir daqui, a História do Clube Povo de Esgueira escreve-se com letras maiores! Alarga as Classes de Formação, sendo o Clube do Distrito com mais Campeonatos ganhos.
A Equipa de Seniores faz uma rápida evolução nas competições a nível Nacional, disputa em 83 e 84 a 3ª Divisão, sobe logo à 2ª, onde fica apenas mais dois anos, para subir definitivamente à 1º Divisão em 1987-88, vindo a fazer uma carreira brilhante, apenas possível pelo empenhamento de todos: dirigentes, treinadores, atletas e associados em geral.
Em 1996 o Clube do Povo de Esgueira encetou um processo de constituição de uma sociedade desportiva para a sua equipa profissional de basquetebol culminando por constituir em 1997 uma sociedade desportiva designada “ Aveiro, Esgueira Basket, SAD “. Nesta época de 1997/98 o Esgueira Basket ganhou a Taça da Liga.
Em 1998 o Aveiro Esgueira Basket, SAD evoluiu para o extinto Aveiro Basket, SAD com a entrada dos novos parceiros, C.M. Aveiro, Beira-Mar e Galitos, estando sedeada no Pavilhão de Esgueira até 2000, passando depois a jogar no Pavilhão do Galitos, onde permaneceu até à sua dissolução.
Afim de dar continuidade às equipas de formação do Clube, formou-se na época de 1999/2000 uma equipa sénior masculina que ingressou na 2ªDivisão B, subindo nesse ano à 2ª Divisão A, tendo como objectivo ascender à 1ª Divisão no mais curto prazo possível, encontrando-se a disputar actualmente o Campeonato da Proliga, prova principal da Federação Portuguesa de Basquetebol.
A par do sector masculino o CPE tem dado uma atenção carinhosa ao basquetebol feminino tendo equipas em todos os escalões. Na época de 1998/1999 a equipa sénior feminina sagrou-se Campeã Nacional, ganhando o direito de disputar a Liga Feminina de Basquetebol onde ainda se mantém. Na época 2001/2002 a equipa júnior feminina sagrou-se Campeã Nacional.
Tem sido o CPE um verdadeiro estímulo para centenas de jovens de ambos os sexos e de todas as idades, levando-os a praticar entusiasticamente uma modalidade desportiva de grande aceitação e forte tradição do Distrito e Cidade de Aveiro, tendo presentemente além da equipa profissional mais dezassete equipas federadas nos vários escalões movimentando cerca de 300 atletas.

Equipas existentes no Clube do Povo de Esgueira:

Equipa Escalão Nível
Esgueira A
Sub 14 Iniciados Masculinos
Esgueira B
Sub 14 Iniciados Masculinos
Esgueira A
Sub 14 Iniciadas Femininas
Esgueira B
Sub 14 Iniciadas Femininas
Esgueira
Sub 16 Cadetes Masculinos
Esgueira
Sub 16 Cadetes Femininos
Esgueira
Sub 19 Juniores Femininos
Esgueira /OLI
Sénior Proliga
Esgueira/OLI
Sénior Liga Feminina
Esgueira B
Sénior CNB2


Objectivos e hipóteses

Como em todos os trabalhos têm de se estabelecer os objectivos e hipóteses no trabalho a realizar.
Neste caso os objectivos do trabalho são ficar a saber mais sobre o clube da minha região e cumprir as datas estipuladas para a entrega.
As hipóteses do trabalho são poucas porque o trabalho e vai sendo realizado todas as aulas e com uma data de entrega de cada titulo dai não levantar muitos problemas em pesquisas, mas pode levantar problema na entrega a tempo devido ao trabalho ser extenso.

Material e Métodos

Neste trabalho também estão existentes materiais e métodos.
Para isso tenho ajuda de um bom matéria que e fonte de pesquisa Internet, mas além disso também nos foi disponibilizado um questionário a cerca do clube.
Método a utilizar acho que e só um que e o meu esforço e vontade de realizar um bom trabalho e no final saber mais que sabia antes de o realizar.

Discussão de resultados

Neste ramo vão ser analisadas de uma forma breve o questionário e todo o conteúdo realizado do trabalho.
Para isso temos o questionário que esta presente em anexo e acho que não precisa de uma análise aprofundada devido os valores ou resultados estarem explícitos.
Daqui pode concluir-se que o Clube Povo de Esgueira não um clube financeiramente bom mas tem ajudas que possibilitam o alcance de chegar mais longe e de poder alcançar as vitorias sempre precisas no desporto em competição.


Conclusão

Com este trabalho acho que consegui o objectivo principal, que é ficar a saber mais sobre o clube da minha região.
Admito que tive alguns imprevistos e dificuldades em cumprir as datas estipuladas de entrega, mas penso que foi tudo entregue a tempo e horas.
Em relação ao conteúdo do trabalho propriamente dito acho que encontrar mais era um pouco difícil devido a escassa informação existente mas mesmo assim consegui e espero que no final todos os que leiam este trabalho fiquem a saber mais sobre o Clube Povo de Esgueira e que não seja aborrecido.


Bibliografia

A informação está disponível neste site:http://www.idesporto.pt/CONTENT/4/4_3/4_3.aspx

Parte da informação contida neste site:http://www.esgueirabasket.com/website//index.php?option=com_content&task=view&id=60&Itemid=44

Nenhum comentário: